sábado, 30 de janeiro de 2010

O céu para nadar

Dou um impulso em direção ao céu. Meu corpo decola facilmente.Tem inicio, mais uma vez, o voo tão esperado. Ganhar altitude não é difícil, pois me sinto à vontade na decolagem. Pareço, no entanto, uma criatura alada estranha, pois não bato asas e não mantenho a postura quase imóvel dos super-heróis. Ao contrário, saio nadando em pleno ar! Sim, estou voando! Mas, ao invés de bater asas, movimento os braços para nadar, como se estivesse em plena água. Sinto meu corpo transbordar de êxtase e felicidade, a sensação é indescritível!

Conforme me afasto do solo, acelero o ritmo de braçadas e ganho velocidade. Estou no céu de minha cidade. Domino a atmosfera, aproveito para voar por locais familiares, minha escola, meu clube, a praça. Sem dificuldade, mudo o estilo em pleno ar, alternando entre costas, borboleta e peito, este último, minha especialidade.

Contudo, aos poucos sinto que minha energia começa a se esvair. Volto ao nado livre para poupar meu voo, mas minha força continua a se esgotar. Procuro nadar, rapidamente, em direção a terra, tentando evitar a queda iminente. Apesar da pressa do retorno, a sensação continua sendo de prazer. Neste momento, abro os olhos e acordo! Seguem-se alguns segundos, até me localizar, novamente, em meu quarto. Saio do estado de confusão e entendo que meu sonho predileto ocorrera mais uma vez. Sinto-me um pouco assustado, é verdade. Mas, acima de tudo, sinto prazer por ter voado mais uma vez.

Esse sonho é algo recorrente em minha vida. Muita gente sonha que está voando, eu sei disso. Mas nunca procurei saber quantos sonham estar nadando em pleno ar. Como já comentei em outros textos, comecei a nadar muito cedo, mais precisamente aos quatro anos de idade. Mal havia dominado o ato de andar sobre duas pernas e lá estava meu corpo na água, ambiente que se tornou tão familiar quanto o terrestre.

Nadar não foi a única habilidade que desenvolvi nessas quase quatro décadas de vida. Também aprendi a reconhecer minha força física e minha capacidade emocional para superar treinos extenuantes e muitas, muitas dores mesmo. Não que controlar e suportar a dor seja algo muito positivo, mas é uma condição exigida de qualquer atleta. Da mesma forma que aprimorei meu físico, desenvolvi habilidades emocionais e sociais com a natação. Como integrante de uma equipe talentosa do interior paulista, fui exposto á inúmeras situações que estimularem a formação de meu caráter.

Tantas experiências positivas acabaram por também definir minha carreira profissional. Sou um dos integrantes da primeira turma do curso de Bacharelado em Esporte, da Universidade de São Paulo. Experiência acadêmica inédita colocada em prática a partir de 1992 na USP. O novo curso atraiu pessoas que haviam respirado o esporte com o mesmo entusiamo e com a mesma paixão que eu. Foi nesse mundo acadêmico que encontrei minha vocação para a docência no ensino superior.

De nadador compulsivo, transformei-me em professor e pesquisador. Nessa trajetória, tive a grata oportunidade de trabalhar ensinar natação para crianças, adolescentes e, principalmente, para portadores de deficiências, tentando ensinar natação àqueles que me ensinaram a viver quase sem limites. Ensinei meus alunos a dominar o mundo aquático. Passei adiante aquilo que vivi em toda minha vida.

O mundo aquático funde-se entre minha realidade e minha fantasia. Na verdade, tenho a impressão de que não parei de sonhar até hoje. Das primeiras braçadas em minha infância, passando pela carreira de atleta, até chegar à profissão que abracei, tudo passou pelo significado da natação e da água em minha vida. E se venci a força da gravidade com minhas braçadas, creio que nada mais é impossível nessa vida.

16 comentários:

  1. Oii...eu sempre tenho sonhos como você!Sempre sonho estar nadando no céu...voando... muito estranho esses sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TB sonho, desde criança, que nado peito no ar.
      Hoje estou com 69 anos e sigo tendo esse sonho. É muito bom.

      Excluir
  2. Cara... eu também sonho que estou nadando no céu, minha maior e unica especialidade também é peito kkk tenho esse sonho desde que eu me lembro... no começo mal conseguia sair do chão, mas a cada sonho vou me aperfeiçoando mais e mais. Agr consigo voar um pouco mais alto com muito esforço físico.

    Fiquei feliz de encontrar uma pessoa que tem o sonho parecido com o meu... Tomara que aos 40 anos eu consiga nadar de costas tbm.

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu tenho esse mesmo tipo de sonho, mas a única diferença e que sempre quando eu sonho assim, estou fugindo de alguma coisa ou algo semelhante.
    Tipo, teve uma vez que eu tive que nadar ate uma porta bem alta num armazem, eles são realmente estranhos...

    ResponderExcluir
  4. Eu também tenho sonhos assim! .... Mas a final, alguém sabe o que significam?

    ResponderExcluir
  5. Oiiii, nossa depois de 5 anos descubro que alguém também tem esse sonho assim... é uma sensação maravilhosa! E mesmo eu nem sabendo nadar direito, nos sonhos há um domínio incrível e felicidade sem tamanho!
    Adorei seu texto! Grata por compartilhar =)

    ResponderExcluir
  6. Achei o máximo seu texto!
    Procurava uma imagem que ilustrasse esse sonho louco de nadar no céu... Comentando, ao mesmo tempo, com minha filha, eis que clico na foto do texto e... começo a ler o texto: as sensações parecidíssimas com meus sonhos de criança e adolescente...
    Eu a-ma-vaaaa sonhar que estava nadando no céu!!!
    Era uma sensação maravilhosa!
    Cruzando os lugares, olhando de cima, desviando dos fios e postes das ruas...
    Mewww dellsss quem diria! Tudo surreal mas a imaginação é livre para descobrir e "vivenciar" estas experiencias!
    Vlw!

    ResponderExcluir
  7. Caraça eu sempre sonho isso mais no meu caso eu Bato os pés e as maos como se tivesse nadando cachorrinho e preciso usar muita força pra sair do chão mais quando saio eu decolou e vou em bora,mais no meu caso o sonho e progressivo, da primeira vez que sonhei eu aprendi a voar desse jeito e era uma surpresa ai no outro sonho as pessoas já sabiam que eu voava e eu era conhecido na cidade mais no ultimo sonho eu fui muito pro alto e achei uma cidade lá em cima e quando pisei nela eu acordei, um lugar de terra com varias cachoeiras preciso sonhar com isso de novo pra ver oq vai acontecer ;-;

    ResponderExcluir
  8. OIeeeee eu quando era criança sonhava q podia voar, depois de muitos anos sem esse tipo de sonho, hoje em dia voltei a "voar" só que nadando no ar exatamente como vc descreveu, inclusive com relação a perda de força e a necessidade de pouso antes da próxima nadada. É muito interessante isso, pois geralmente essa habilidade aparece quando estou fugindo de monstros nos sonhos. E posso controlar a habilidade a meu bel prazer. Fico feliz em saber que mais gente sonha com isso

    ResponderExcluir
  9. Bom,tenho dois sonhos impactantes assim.. somente depois de alguns anos fui me dar conta que os dois são o mesmo sonho: no primeiro sonho eu estou tentando caminhar, mas como se estivesse muito fora de controle, consigo dar no máximo dois passos e caio no chão. Tento caminhar inúmeras vezes sem êxito até que desisto. Aí é que começa a outra parte: estou caído no chão e ja desisti de tentar caminhar, aí então começo a pegar embalo com as mãos e os pés no chão até que dou uma braçada em uma angulação mais à cima e começo o meu vôo, que não é muito alto e oscila entre perto e longe do chão. Antes, quando eu não percebia a conexão entre esses dois sonhos, pensava que o problema era eu, eu que nao tinha capacidade motora de caminhar, mas quando percebi que são duas partes do mesmo sonho, só consigo pensar que há uma grande mudança na gravidade (isso já estando consciente), pois não consigo caminhar, mas basta dar umas braçadas que saio flutuando por um campo. o vôo é isntavel, mas me sinto muito feliz. Sim, caio alguns tombos, me arrasto no chão mas consigo voar de novo, depois acordo.

    ResponderExcluir
  10. Comecei a nadar muito cedo também, mas não faço natação, nem costumo nadar com muita frequencia... Desde que consigo me lembrar tenho este mesmo sonho, que eu nado no ar, nunca tinha achado alguém que tivesse este mesmo sonho, e a cada vez que eu sonho, me aperfeiçoo mais, nado com menos esforço no ar, e minhas "nadadas" duram mais tempo cada vez. Gostaria muito de saber o significado!!

    ResponderExcluir
  11. Também tenho sonhos assim... Comecei a fazer natação com 1 ano de idade, pois tinha asma pesada e o médico disse que a natação seria boa pra reduzir os efeitos da doença... Dos 6 aos 9 anos, cheguei a competir em nível estadual. Aos 12 anos, passei a encarar a natação apenas como atividade física, e valorizava mais nadar submerso (e exercitar o fôlego) do que o nado comum, sendo o nado submerso sempre golfinho (borboleta). Na adolescência, esse tipo de sonho era super comum, e a sensação era maravilhosa. Saudades desse tipo de sonho, acho que o último que tive faz mais de 1 ano.

    ResponderExcluir
  12. Eu sonhei que nadava no céu com minha filha Lethicia. Mas nandávamos a seco foi incrível! Como nadar no Mar,Mas no céu. Tinha uma margem não podíamos passar dela se não ficaríamos lá. E minha filha sorrindo encantada por estar no céu queria nadar até lá. Mas acordei chamando por ela. Preocupação de mãe de não poder voltar...

    ResponderExcluir
  13. Estou surpresa com tantos relatos de sonhos que sempre estiveram presentes na minha existência. Em meus sonhos posso nadar no céu e voar sempre que desejo. Com o passar do tempo comecei a encorajar as pessoas que ficavam admiradas e assustadas com a minha habilidade, tento convencê-las de que é fácil e maravilhoso nadar e voar no céu. Até o momento continuo voando sozinha.

    ResponderExcluir
  14. estou muito feliz em saber que existem outras pessoas que tem a mesma experiencia que tive toda a minha vida... com a as mesmas dificuldades inciais... progressão de aperfeiçoamento e domínio da habilidade de sonho em sonho...tinha que isso era tão natural... eu inicial dando um impulso no chão da mesma forma que se da impulsos na parede de um a piscina para iniciar um nado... depois desvio de fios de alta tenção e e de algumas casa e arvores altas... tem um momento que estou tão alto e sinto a correnteza tão forte que preciso me esforçar um pouco mais para controlar o meu traje...só sei que são eventos que no tempo do sonho durão como se fosse o dia inteiro .. no tempo de um sono comum...de madrugada ou de tarde... e me acordo muito estranho.... com uma certa felicidade... sempre... preciso muito saber o que significa tudo isso

    ResponderExcluir
  15. Nos meus sonhos,sempre procuro um lugar mais alto para dar impulso, tipo uma lomba. Quando eu era criança, díziam que era, pq eu estava crescendo.Hahahaha, aos 69, continuo sonhando.Minha filha de 32 anos, também tem o mesmo sonho. É muito bom. Sempre amei nadar peito, mesmo sabendo outros estilos, para voar é só peito.

    ResponderExcluir